Marketing Sensorial: Usando os cinco sentidos a favor da venda

Uma marca ou um ambiente são automaticamente associados aos estímulos que provocam através de seu logotipo, cores, imagens, ícones, personagens e demais elementos, comunicando seus valores por meio destes símbolos. No varejo e na apresentação de produtos, ocorre o mesmo.

O Marketing Sensorial é a exploração dos sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar, como parte de estratégia de diferenciação e posicionamento, capazes de trabalhar no consumidor todo o potencial mental e assim, comunicar de forma mais clara e natural a mensagem do marketing.

Explorar todo o potencial de comunicação da marca através dos cinco sentidos eleva o status da marca e o coloca em vantagem competitiva frente aos concorrentes.

O Marketing Sensorial tem como objetivo atingir o subconsciente dos consumidores influenciando no seu comportamento de compra e enviando mensagens que vão além das palavras e das imagens.

Uma simples estratégia de Marketing Sensorial em uma loja de varejo pode ter um impacto extremamente positivo, especialmente no humor dos consumidores e com isso, impulsionar as vendas. O mais feliz e satisfeito dos clientes, é o mais propenso a comprar mais – um conceito que os donos de lojas devem utilizar não só quando pensamos em Marketing Sensorial, mas sim em todas as ações de Marketing. 

Visão, olfato, tato, paladar e audição são estímulos sensoriais que podem desencadear respostas emocionais poderosas nos clientes.

Implementar o Marketing Sensorial dentro do ponto de venda aumenta significativamente os lucros – pois age diretamente na emoção do cliente, além de provocar resultados expressivos na percepção do consumidor quanto a identidade de marca e posicionamento de mercado.

Acostumado a ser estimulado apenas pelo visual, quando surpreendido positivamente através de estímulos vindo de outro sentido como audição – uma boa música, e olfato – um perfume agradável, o consumidor automaticamente eleva sua percepção com relação ao ambiente e a qualidade do serviço prestado. Esses estímulos quando trabalhados continuamente podem ser o que de fato, vai diferenciar o seu negócio,sua loja, frente a concorrência e colocá-lo num patamar acima.

A primeira vista, o Marketing Sensorial parece algo muito sofisticado e complexo. No entanto, na prática é muito simples.

Olhos para que te quero: A Visão

Uma grande parte do orçamento de Marketing é gasto apenas em recursos visuais. No entanto, o impacto do estímulo visual no comportamento de compra do cliente não se limita a imagens ou logotipos. Iluminação, espaço e cores são veículos importantes para criar um ambiente agradável, despertando atenção ou relaxamento, dependendo da intenção, em sua loja de varejo. As cores podem não só influenciar um cliente a fazer uma compra, como influenciam no reconhecimento da loja enquanto marca.

Vermelho, por exemplo, está intimamente ligado ao fogo, e pode evocar sentimentos como paixão, medo e raiva. A cor também pode alertar os seus clientes e fazê-los parar na frente de um produto. No entanto, é recomendado o uso de cores vivas, como vermelho e amarelo apenas como um chamariz, de forma que não tomem mais de 20% do preenchimento total das cores do ambiente em si, produto ou exposição.

O oposto do vermelho é azul. Geralmente associado ao céu ou ao mar, o azul induz tranquilidade a um ponto tão extremo que podemos afirmar que ele reduz a pressão arterial. Azul também está associado a confiabilidade. Semelhante ao azul, o verde causa um efeito relaxante e calmante sobre clientes, uma vez que está associada com o meio ambiente.

Cores quentes, como laranja e marrom são convidativos e induzem os clientes a gastar mais tempo dentro da loja. O laranja é especialmente usado para evocar emoções positivas e de felicidade, pois estimula o entusiasmo e a criatividade. Além disso, as paredes e iluminação laranja apropriados pode dar sua loja um clima quente e aconchegante.

Love is in the air: o Olfato

Os seres humanos têm cerca de cinco milhões de células receptoras olfativas (um cão de caça tem 100 milhões), e um nariz humano treinado pode distinguir até cerca de 10.000 odores. Embora o sentido humano do olfato seja muito menos desenvolvida do que nos animais, o cheiro pode evocar extraordinariamente intensa emoção.

Com um simples aroma, diversos sentimentos podem vir a tona, diz Randall Reed, neurocientista da Universidade John Hopkins. Isto acontece devido ao fato de o olfato estar ligado ao sistema límbico do cérebro, a área do nosso cérebro associada a memória e as emoções.

De acordo com Simon Harrop, CEO da Brand Sense, “um cheiro positivo tem um maior impacto emocional sobre o nosso humor do que o som”, e pode se tornar uma importante ferramenta para comercializar um produto ou melhorar o ambiente de um produto .

Por exemplo, uma loja de óculos de sol que usa um perfume de coco pode desencadear a memória de um período de férias, colocar o cliente em um modo feliz e, portanto, incentivá-los a gastar mais.

Donos de pequenas empresas de varejo podem se beneficiar muito de perfumes que estão associados com o marca ou imagem da loja. Portanto, aromas podem enfatizar atributos que melhor descrevem sua loja e produtos (por exemplo, fresco, caseiro, energético, jovem, elegante), criando o ambiente ideal para colocar seus clientes no bom humor necessário para fazer compras.

No entanto, tenha em mente que uma resposta a um perfume pode desencadear uma emoção agradável ou desagradável, é muitas vezes uma questão altamente pessoal, uma vez que depende da experiência e memórias individuais do cliente.

Música para os meus ouvidos: a audição

O nosso estado de humor pode aumentar até 65%, se formos expostos a um som que nos traga boas sensações. Semelhante ao aroma, a música é uma ferramenta eficaz para ter impacto sobre o humor de um cliente ao comprar em sua loja.

Várias experiências mostram que a resposta emocional à música pode evocar certos estados de espírito, especialmente quando induzida ou relacionada com um estado de felicidade ou relaxamento.

A música também pode ajudá-lo a atingir um determinado grupo de compradores: por exemplo, um som alto e com música eletrônica gera um clima otimista e relaciona automaticamente a loja a este público, ao mesmo tempo que sinaliza para os idosos que esta loja provavelmente não atenderá às suas necessidades.

O toque final: Tato

A possibilidade de tocar aquilo que desejamos aumenta nosso estado de espírito positivamente cerca de 29%. No entanto, em 2010, de acordo com a Revista Fortune, as empresas gastaram apenas 0,9% do seu orçamento com o Marketing de experiência, onde o produto e o consumidor se relacionam na prática.

Pense no sentido do tato da seguinte maneira: Imprescindível que os clientes possam tocar os produtos e experimentá-los. Mas não é só isso. O tecido que você está usando nos assentos dos provadores, em almofadas, cortinas e demais itens onde o cliente possa ter acesso, também influencia na percepção geral do ambiente.

Sua loja tem gosto de que? : o Paladar

Não é o que você pensou. Calma! É muito simples.

Responda rápido: Seus clientes tem o que comer na sua loja? Se não tem, sugiro que você providencie algo. Pesquisas mostram que, pessoas com fome querem ir embora logo, – e não só querem como vão, normalmente, em busca de um restaurante.

Não importa que seu ramo não seja alimentação, ter um biscoito, um chá e um café, ou alimentos de acordo com a cultura de sua região são imprescindíveis para receber os clientes. Está comprovado, com exceção dos supermercados – onde o cliente com fome compra mais, que em todos os outros ramos do varejo o que acontece é muito diferente.

Clientes com fome não conseguem focar no produto a ponto de comprá-lo, e não responder aos outros estímulos, como audição e olfato, tão rapidamente como aconteceria se não estivessem com fome. Há uma necessidade física a ser satisfeita que se sobrepõe as outras necessidades.

Por isso é tão importante que, também o sentido do paladar seja estimulado positivamente, pois o cliente quando satisfeito, absorve melhor os outros estímulos e consequentemente, tem sua experiência o mais positiva possível.

Além de melhorar a experiência do cliente em todos os níveis, o Marketing Sensorial aumenta as vendas por estar diretamente ligado as emoções, e causa maior impacto na percepção geral do seu negócio, o que quando pensamos a longo prazo, gera ainda mais vendas.

Para que você tire proveito do Marketing Sensorial e suas possibilidades, faça um raio-x completo da sua loja e analise cuidadosamente que tipo de emoções você gostaria de evocar, analise o ambiente geral da loja, pense em seu público, que sentimentos podem causar boas impressões, lembranças e assimilações, em seguida, fazer os ajustes necessários para fornecer estes estímulos sensoriais adequados ao seu consumidor.

Durante este processo, consulte seus funcionários e principalmente seus clientes para causar os estímulos certos e alcançar maiores resultados.

fonte: Visual Merchandising na Prática

Por: admin

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