O que esperar para as vendas do mercado têxtil em 2017?

“Estamos realisticamente otimistas com uma recuperação de vendas para 2017” – Começar o ano com uma perspectiva positiva, dada por Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Abit, é o folego que o mercado da moda atacado procura para iniciar o seu processo de se reerguer diante das recentes quedas na economia; consequências da crise política que assola o País.

O confeccionista brasileiro precisou suar a camisa para terminar o ano de 2016:  ano em que a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) apontou dados de 6,5% na produção têxtil e de 8,7% na de confecção, quando comparado a 2015. O varejo (quase não) sobreviveu com números ainda mais pessimistas. Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC), aproximadamente 100 mil lojas de confecção em todo o País encerraram suas atividades até o fim de dezembro passado.

mercado 2017

InfoModa mercado atacado têxtil 2017

Para 2017 os números são animadores ao apontar para um caminho diferente. Segundo a empresa de Inteligência de Mercado (IEMI), existe a previsão de um crescimento residual de 0,9% na produção brasileira de peças de vestuário para 2017, algo em torno de seis bilhões de peças de roupas em moda feminina, masculina e infantil. Marcelo Prado, diretor da empresa, afirmou, durante lançamento da coleção de verão de uma grande industrial têxtil, que essa expansão refletirá nos primeiros sinais da retomada da economia brasileira.

Para os gestores de empresas do setor, a rota da prosperidade demanda pacência e know-how bem aplicado à técnicas para a melhor condução dos negócios, esperando uma melhora gradativa e tímida. A expectativa da IEMI é de que o Brasil retome o crescimento no nível de 2010 (quando a economia cresceu 7,5%) só daqui a quatro anos. Contudo, segundo o consultor comercial Zuleir Spíndola, o desafio de se ter um 2017 um pouco melhor para o ramo das confecções é totalmente possível.

fonte: Site Terra

Comentários

comentários

Você pode gostar...